CTRS Recebe Visita de Representantes do MCTIC

 

No dia  02 de abril de 2019, houve a presença nas dependências do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de dois representantes do Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo Junior, Subsecretário de Unidades Vinculadas e Cristina Vidigal Cabral de Miranda, Coordenadora-Geral de Governança.
 
A visita proporcionou um entendimento em detalhe do papel da empresa Ceitec S.A. no ecossistema de semicondutores da região e incluiu reuniões e visita às suas instalações no dia 01 de abril. No dia 02 foram realizadas visitas e reuniões na UFRGS, na empresa HT-Micron e Institito Tecnologico de Semicondutores (ITT-Chip), localizados no Parque Tecnológico da Unisinos.
 
Participaram da reunião na UFRGS, além dos convidados do MCTIC, os doutores Paulo Luna e Eric Fabris, Presidente e Superintendente Tecnológico da Ceitec, respectivamente, o Prof. Dr. Luciano Gaspary, Vice-Diretor do Instituto de Informática, o Prof. Dr. Marcelo Lubaszewsky, Diretor do Parque Tecnológico da UFRGS (ZENIT), a Profa. Dr. Érika Cota, Vice-Diretora do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI), o Prof. Dr. Hamilton Klimach, Coordenador do Centro de Treinamento do RS do Programa CI Brasil, o Prof. Dr. Sergio Bampi, representando o Programa de Pós-graduação em Microeletrônica (PGMICRO) e o Engenheiro e Empreendedor Alcides Costa, sócio da empresa 'InPlace Design Automation', startup incubada no CEI.
 
A discussão foi proveitosa. Demonstrou a importância e o potencial impacto que a microeletrônica desempenha na economia do Brasil, além de suas potenciais perspectivas como uma das áreas econômicas com grande valor agregado. Diante do exposto, nota-se a importância do Programa de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (CI Brasil) como uma engrenagem fundamental para o desenvolvimento de recursos humanos para esse especializado ecossistema. 


 

Da esquerda para a direita: Hamilton Klimach, Lorenzo Justo Junior, Sergio Bampi, Paulo Luna, Eric Ericson Fabris